quinta-feira, 21 de março de 2013

E a Mirage, como vai?



Muitas pessoas me perguntam sobre a Mirage 250: se é uma boa moto, se dá muito problema, se a manutenção é muito cara, se é difícil encontrar peças, se vale a pena comprar uma...

Tudo o que eu posso falar da moto, é baseado na minha própria experiência e nas impressões passadas pela minha moto, uma Mirage 250 2011/2011, com injeção eletrônica.

No geral, eu considero a Mirage 250 uma boa moto.

Em termos de materiais e acabamento, ela segue a mesma tendência das motos atuais de 250cc - 300cc, que é substituir muitas das peças de metal por peças plásticas (tampas laterais, por ex.). Não considero isto um defeito, pq a substituição acaba sendo mais barata, se necessário.

O porte da moto chama a atenção, é uma moto grande. No meu caso, isso fez a diferença quando estava procurando uma moto. Gosto muito das Viragos e quase comprei uma, mas eu realmente ficava grande demais em cima da moto.



O desempenho da moto é outro assunto em que sou bastante questionado.

A moto anda bem, e muito bem, na minha opinião, pela sua cilindrada. O motor, apesar de ser em "V", possui um acerto esportivo e funciona em rotações altas. Sinto realmente que o motor acorda e faz a diferença à partir das 5.500 RPM (o conta giros vai até 14.000 RPM, mas o corte acontece lá pelas 10.000 RPM).

Por conta desse tipo de funcionamento do motor, mesmo que você compre uma Mirage 250 carburada, nunca terá aquele barulho lento e descompassado, característico das motos custom. O motor sempre vai parecer um pouco mais acelerado e "regrado", mesmo na marcha lenta. Não é um incômodo, mas pode frustrar algumas pessoas.

A zona de conforto da minha moto está nas 7.000 RPMs, onde a moto está rodando aos 110 km/h. À partir daí, o motor está rodando cheio e desenvolvendo muito bem e a vibração está suave. Considero que até 130 km/h a moto ainda está confortável, mas a vibração já é mais acentuada. O máximo de velocidade que já alcancei no velocímetro da moto, numa reta plana, foi 150 km/h (sozinho, 86 kg, sem bagagem).



É uma moto bastante capaz para viagens. Mesmo com garupa, você consegue rodar no limite de velocidade e até um pouco acima.

Muita gente reclama dos bancos originais, pois o estofamento é fino e depois de um tempo (comigo lá pelos 100 km rodados) você precisa parar par esticar as pernas e se movimentar um pouco. Não é uma reclamação exclusiva da Mirage, quase toda moto custom vem com bancos sofríveis, de fábrica. Eu mantenho os bancos originais porque gosto do visual deles, mas você tem várias opções disponíveis para solucionar esse problema, como mandar os bancos num estofador ou comprar bancos mais recheados, como os Erê, Gilberto Bancos, Peninha (particularmente, acho esses bancos estilo "sofazão" horríveis).

O consumo da moto depende muito da "tocada" de quem pilota. A minha faz uma média de 23 km/l - 25 km/l, apenas lembrando que uso um escapamento mais aberto, que teoricamente aumenta um pouco o consumo (lembro que quando usava o bazucão original, fazia em média 25 km/l - 26 km/l).

A manutenção da moto, até hoje, foi tranquila.

O meu uso é diário, utilizo a moto como único meio de transporte, faça chuva ou faça sol e só precisei utilizar um guincho uma vez: com 3 meses de uso, a moto simplesmente apagou, do nada, e não dava mais a partida. Levei a moto aqui na Vianna e foi constatado que o retificador queimou. Foi trocado na mesma hora, e pronto.

Porém, depois de 1 ano e meio, o retificador queimou novamente. Dessa vez, não me deixou na mão, pq eu percebi os sintomas antes da moto parar. Troquei novamente o retificador, mas sei que ele fica num lugar pouco ventilado da moto e costuma esquentar demais, por isso estou esperando ter um dia livre para mudar a posição dele, colocando-o no lugar da buzina, na frente da moto.

De qualquer forma, com o intervalo entre os problemas, não considero-os um agravante a ponto de causar uma má impressão da moto.

As primeiras unidades com Injeção Eletrônica apresentavam muitos problemas. Entre outras coisas, a ECU era afetada pelo acúmulo de água embaixo do banco, o que causava a oxidação e quebra dos pinos, ou queima da unidade.

À partir de 2011, esse problema deixou de aparecer (até onde eu sei), pois a ECU vem numa posição diferente, vedada. A minha mesmo, continua intacta sem nenhum sinal de oxidação, nas vezes em que inspecionei.



Até onde sei, as novas Mirage, de 2012 para frente, vem com outro sistema de Injeção, da Delphi. Se é melhor ou não, não posso dizer... a minha usa o antigo e está aí, firme e forte.

Fora isso, só fico atento à troca de óleo. A rotina da moto é abastecer, dar a partida e rodar, exatamente como eu queria que fosse quando optei por comprar uma moto 0 km ao invés de uma moto mais potente, mas mais antiga.

Se eu recomendo a compra da moto, aí depende do que você quer.

Se você quer uma moto custom 0 km (ou com no máximo 2 - 3 anos de uso) de 250cc, aí eu recomendo. Mas apenas se você quiser realmente esta cilindrada, que é excelente para quem vai rodar mais no trânsito urbano e eventualmente pegar uma estrada, sem almejar atingir os 180 km/h.

Como eu disse, a moto é excelente, dentro da sua cilindrada!

Caso seu plano seja comprar uma Mirage para futuramente vendê-la e comprar uma moto maior, aí é preciso ter cautela, pois a revenda da moto ainda sofre um preconceito absurdo, e hj em dia, na mesma faixa de preço, você consegue encontrar algumas Shadow 600, Virago 535, Intruder 800 e até Intruder 1400.

41 comentários:

  1. Tenho uma idêntica e faço minhas as suas palavras. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. a minha miragem ficou fraca de uma hora para outra,alguem pode me da uma dica

    ResponderExcluir
  3. Olá Ribas, você acharia viável a compra de uma Mirage 250cc ano 2002? Ela está em boas condições e o dono dela viaja direto com a mesma, ainda verei pessoalmente. Qual seu conselho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juan L, depende de três fatores: a moto estar em excelente estado de conservação, o preço da moto estar justo e vc não estar pensando em utilizar a Mirage como um degrau para um futuro upgrade de cilindrada.
      A moto é boa, porém vc pode ter problemas com peças e ter que esperar muito tempo se tiver que importá-las.
      O valor de revenda da Mirage, infelizmente, está terrível graças à situação precária da Kasinski.
      Se qualquer um dos três pontos que citei anteriormente for um empecilho, desista da compra.

      Excluir
  4. Boa tarde,

    COnsiderando que estamos em 2016, e a KAsisnki se foi, ainda considera a Mirage uma opção entre as Customs?

    Eu gosto do estilo, e pretendo fazer viagens curtas (80km regularmente e 150km esporadicamente), além de usa-la alternadamente no dia a dia.
    A demora prá peças não seria problema, desde que encontre-as.
    Aqui na minha região varias pessoas me disseram que nessa cilindrada ela é a melhor opção, junto com a Virago.
    A Shadow 600 tb não está descartada, mas pode ser BEM mais cara para adquirir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Philipe, comprei a minha com 6000km e estou nos quase 25000km. A única peça original que precisei comprar de manutenção foi uma bobina. E olha que existem bobinas de outras marcas que servem nela também.
      É uma ótima moto. Só cuidar direitinho dela.

      Excluir
    2. Ainda considero uma boa opção, dependendo do estado de conservação da moto.
      Entre a Mirage 250 e a Shadow 600, eu iria de Shadow, mas por conta do acabamento e da cilindrada.
      Nas suas 250cc, no estilo custom, a Mirage ainda é uma opção.

      Excluir
  5. Estou pensando em comprar uma mirage 250 ainda carburada, entretanto, a intensão é realmente de q ela seja apenas uma ponte para que daqui a uns dois anos eu suba pra a shadow 600 como foi sitado por vcs mas infelizmente a shadow mais barata na minha cidade custa em torno de 3x o valor da mirage, diferença essa q n tenho como arcar. Ainda assim achariam complicado a revenda dela em 2 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A propósito.. ótimo poste Ribas

      Excluir
    2. Olha... atualmente é complicado prever o mercado, pq hj mesmo está difícil vender qualquer moto custom.
      Tenho um amigo tentando vender uma 883 carburada, 2005, impecável, que começou pedindo 25.000 e hj está oferecendo a moto por 18.000, por questão de necessidade financeira, e nem assim está saindo, situação completamente oposta ao mesmo período do ano passado, onde a mesma moto sairia fácil por 25.000.
      Por incrível que pareça, a Mirage me parece enfrentar menos preconceito hj do que na época da Kasinski.
      Se pegar uma inteira, acredito que vai ter 2 anos aproveitando a moto... depois, vender é outra questão...

      Excluir
  6. comprei uma mirage 250 ano 2012/13 com 4000km,optei por ela pois era uma moto nova e bonita,e o valor que tinha em maos era ela ou uma marca tradicional bem mais velha,tive otima impressao quando andei nela pela primeira vez.animei e comprei.pois sou tecnico em eletronica e pensei se der problema igual eles falam eu aceito o desafio vou eu mesmo arrumar.participo de um motoclube em minha cidade,viajamos muito,ela nunca me decepcionou,hoje ela esta com 30mkm,so tive um problema com ela numa viagem mais longa de 450 km,com garupa e muita bagagem.andei a viagem toda com farois de milha acesos,e foram adaptados sem muito criterio,como por exemplo as lampadas utilizadas junto com o farol principal comsumiam mais de 160w,porque ainda nao tinha essas de led mais economicas.valor esse muito alto pra qualquer retificador de moto,e chegando ao meu destino ,esqueci de desliga-los,ainda por cima peguei um engarrafamento bruto,foi onde a moto começou a falhar ate apagar,mais tarde vi que a bateria tinha descarregado.troquei a mesma pois ja tinha mais de um ano de vida.depois vi que a nova tambem nao estava carregando direito,foi ai que tive que substituir tambem o retificador comprado na internet.ate hoje e so rodar,e rodar com motos maiores tranquilamente,ficam impressionado com o desempenho dela,pois nunca viram uma 250 andar tanto como essa,pra completar ,sou pesadinho,rsrs,ainda brinco com eles quando todos param as shadows pra abastecer e eu falo assim :olhem aqui o marcador da minha moto e morram de inveja.rsrs,comparada com as outras custons ela é muito economica.mas no Brasil como todo mundo pensa igual e limitado,outras montadoras diferentes da honda,passam apertado pra colocar um produto bom aqui, que venda bem por muito tempo e se firme nesse mercado dominado.mas quem pensa em comprar uma,nao tenho medo em recomendar,a relaçao custo beneficio é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, continuo sendo fã da Mirage.
      Ainda digo que é uma rainha dentro da cilindrada dela!

      Excluir
  7. Boa noite. Muito bom esse blog, é bom ver a opinião de quem ousa arriscar e sair da tríade Honda Yamaha Suzuki, estou para ver uma Mirage 250 2007, carburada, e segundo o dono está com 19.000 km rodados, eu sempre fico cabreiro com essas baixas quilometragens, passa a impressão que já virou e recomeçou do zero rsrs...ou que houve adulteração. Não deveria pensar assim, mas sabemos como são nossos compatriotas. Espero ter discernimento e sorte, não entendo de mecânica, só sei pilotar. Uma coisa não se pode negar, a Mirage 250 é lindona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Luiz, a moto é linda.
      Dá uma olhada com atenção na moto, pq de repente, acaba fazendo um bom negócio!

      Excluir
  8. Ola pessoal, tenho uma mirage 2010 modelo 2011 tive um problema com ecu e comprei um novo mas quando ando com ela por uns 15 minutos sem parar ela esquenta e desliga e preciso epserar ela esfriar para ligar novamente. O que sera que pode ser? Desde já agradeço pela atenção e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, dá uma olhada tanto no retificador (apostaria nele) quanto na bobina.
      Acredito que o problema seria num dos dois.
      Coisa simples.

      Excluir
    2. Nossa se vocês soubessem o quanto eu sofri com ela no começo teve um mecânico que falou que eu teria que trocar o chicote e o ecu se não o problema iria continuar, obrigado pela atenção e bons ventos a todos!!!

      Excluir
    3. Anônimo, depois de tanto tempo, ainda está com a mesma Mirage? Diga pra gente como solucionou o problema relatado. Estou cogitando comprar uma linda 2009, EFI.

      Excluir
  9. Vcs que entendem do assunto me tirem uma duvida por favor, estou interessado em comprar uma Mirage 250 ano 2005 e gostaria de saber se ela da muito defeito e quais são eles geralmente, se quebra demais, e se o consumo dela de 16 km por litro etá muito fora do padrão?
    Agradeço as respostas

    ResponderExcluir
  10. 2005 é carburada, não ouvi muitas reclamações à respeito, mas confesso que faz algum tempo que estou por fora do "mundo Mirage".
    O consumo de 16km por litro (na cidade, imagino) está alto, fique atento à isso, pode ser falta de limpeza no carburador ou até algo mais sério.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde. Cara, eu tenho uma Mirage 150 e penso em migrar pra uma maior. Queria saber por quanto tempo tu ficou com a tua 250? E se, depois de tanto tempo, ela ainda vale a pena? Obrigado pelo tempo e disposição pra expor tua experiência com ela.
    Eu vou usar a moto no dia-a-dia e viagens de aprox. 3h nos fins de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izzief, eu fiquei 2 anos, 2 anos e meio com a minha, sem problema algum.
      O dono seguinte foi um conhecido meu que teve problemas sim, mas simples (uma falsa entrada de ar provocada por um trincadinho no "baquelite" que vai no corpo de injeção), só que o sujeito foi tão porco que com base nesse probleminha ele conseguiu criar todo um problemão.
      A minha moto foi muito boa, mas peguei zerada e sempre tive muito cuidado com ela.
      Ainda vejo várias Mirage rodando por aí, e pelo jeito, rodando bem.
      Eu sugiro vc dar uma olhada no fórum "Motos Custom" (http://www.motoscustom.com.br/forum/viewforum.php?f=40), pois lá vc consegue informações com proprietários atuais da moto.
      Inclusive, era uma das minhas principais fontes de pesquisa quando tinha a minha.

      Excluir
  12. Pessoal, vi uma movimentação nova aqui nessa página e resolvi dar meu depoimento.

    Peguei uma MIG 2011 com 6000km e hoje está com mais de 25milkm. Quando peguei ela estava parada há um tempo, tive que trocar a bateria. Ela me deixou na mão apenas uma vez, uns 30 dias depois que comprei (bobina). Depois disso fiz uma revisão nela com a troca do retificador e mexi em alguns pontos da parte elétrica (coisas simples).

    Depois disso, nunca mais fui em mecânico para resolver bucha. Só óleo, filtros e revisões gerais. De gasto, troquei o amortecedor com uns 21mil km eu acho e agora vou trocar o pneu traseiro.

    Já fez viagens p Goiás, onde rodei mais de 3000km em estradas por 11 dias, sendo mais de 800km num dia só, voltando para Brasília.

    Nunca dá problema. Uso 85% em estrada, entretanto. Um show de moto!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal André, depoimento valioso e em hora oportuna, já que algumas pessoas tem vindo perguntar sobre a Mirage.
      Acredito que será bem esclarecedor para muitas pessoas.

      Excluir
    2. Bom dia André, cara meu pai faleceu em 2012 e acabei ficando com a mig 250 dele 11/12, desde então nunca tive coragem de fazer uma viagem nela com medo dela me deixar na mão, o mecânico nunca acerta, fica boa uns 15 dias depois da tilte denovo, parece estar funcionando só um pistão.. A moto fica fraca, da vontade de pôr fogo nela....vc consegue me dar uma dica pra resolver este problema?? Já fui em outros mecânicos mas ninguém se interessa pra arrumar, fico chateado com isso...e aqui por perto da minha região nem autorizadas não tem mais!!! Desculpa pelo desabafo, gosto mto da moto, mas não consigo arrumá-la, alguém aí me dá uma luz!!!

      Excluir
    3. Cara, deram uma olhada nas bobinas dela, velas, caximbos, etc?
      Eu te recomendo o fórum www.motoscustom.com.br - lá tem um acervo muito bom sobre a Mirage 250.

      Excluir
  13. Pô que bacana descobrir esse blog. Estou pra pegar minha primeira Mirage amanhã, uma 250 toda equipada, 2.006, "coalhada" de acessórios e pelo que acompanhei aqui tenho tudo pra ficar muito feliz com ela. De custom já tive uma Intruder 250, mas é outro padrão, né. Valeu galera, espero postar grandes notícias sobre a MIG...

    ResponderExcluir
  14. Minha miragem 250 parou mais antes disso acontecer ela ficou engasgando e dava varios arranques e diminuia a rotaçao do motor. Ja troquei a bomba de combustivel e as velas mas continua o ploblema . Alguem me de uma luz.

    ResponderExcluir
  15. Olá Ribas, estou vendo um Mirage 250cc 2010 para comprar e gostaria que você me indicasse um mecânico de confiança daqui de Curitiba que poderia me ajudar a fazer uma avaliação na motoca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio! Então, eu confiava a minha ao Gaúcho, da Bagé Motos. Infelizmente, a oficina dele mudou de lugar, então não sei dizer exatamente onde fica. Tenho o telefone da antiga oficina, talvez ainda seja o mesmo: 33337448!
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Valeu Ribas, vou tentar encontra-lo. Muito obrigado pela dica. Ah e a propósito, seu blog esta show de bola. Conheci a poucos dias e tenho certeza que será de grande ajuda em minhas pesquisas. Parabéns.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Boa Noite. Tenho pesquisado muito sobre a Mirage. Parei numa 2011 25.000 rodados. R$ 8.500,00
    Vale a compra? pretendo usá-la dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Thiarley.
      Eu tive uma 2011... não me deu problemas, porém, hoje eu não sei muito bem como está a situação de peças, no Brasil.
      Recomendo dar uma olhada no fórum Motos Custom (http://www.motoscustom.com.br/forum/viewforum.php?f=40).
      Acho que lá vc vai conseguir informações mais atuais.
      A moto, em si, é boa...

      Excluir
  18. Bacana demais esse blog.

    Tô comprando minha primeira moto e optei por uma custom de 250. Nunca possui uma, embora saiba guie desde adolescente. Tô encantado com a mirage! Meu objetivo é fazer seis viagens de até dois mil km, ao longo de 2018, além de utiliza-la no dia a dia. Encontrei uma mirage 2011, 31 000 km por seis mil.

    To achando uma boa oferta e acho que vou ficar com ela.

    Obrigado pelo texto, abraço, saúde pra nós!

    ResponderExcluir