terça-feira, 31 de maio de 2011

Cafe Racer X Bobber X Chopper

Cafe Racer
O estilo Cafe Race surgiu nas décadas de 50-60 entre jovens londrinos apaixonados por velocidade e pelas jukebox, que se reuniam em bares e pubs para participar de uma corrida diferente.

Escolhiam uma música e um bar para fazer um bate-volta acelerando suas motos, porém, só eram considerados legítimos racers, aqueles que conseguiam fazer este percurso antes da música acabar.
O objetivo desses jovens Rockers era atingir as 100 milhas por hora (160 km/h), ou como eles diziam "the ton", motivo pelo qual eram conhecidos com "the Ton-up boys".

As motos em si primam pela velocidade e pilotagem, em detrimento do conforto. O tanque de combustível é alongado e fino, tem a traseira pequena e o assento individual. Uma característica importante são os manetes que são estreitos e ficam numa posição baixa, para que o piloto possa "deitar-se" sobre a moto, a fim de reduzir o atrito com o ar.

E sem dúvida, os motores são preparados para o melhor desempenho.


Bobber
O estilo Bobber surgiu logo após o final da segunda guerra mundial e tem como principal característica o minimalismo. Na época, soldados americanos apaixonados por motos voltavam para casa e, sentindo falta de pilotar motos tão rápidas, ágeis e leves quanto as utilizadas pelos exércitos europeus modificavam as próprias motos retirando algumas peças.

O primeiro supérfluo a ser jogado fora foi o paralama dianteiro (vc nunca encontrará um numa verdadeira bobber). O banco é retirado e substituído por um selim individual, o tanque de gasolina é normalmente trocado por um menor, os estribos também são retirados. A pintura cromada ou reluzente dá lugar ao fosco. O paralama traseiro é reduzido e o quadro é rígido, sem suspensão traseira (rabo duro).      
            
As únicas peças mantidas com características de fábrica são o quadro e o garfo.
Bobber, em si, é um estilo próprio que tem como marca principal a rebeldia e o minimalismo. As customs são mais conhecidas por adotarem o estilo bobber, mas diversas outras motos de outros estilos já adotaram o visual.


Chopper
As motos Chopper são uma variação das motos bobber, que surgiu na década de 60. O que determina este estilo de motos é a posição do tanque, que é alto na frente e baixo na parte traseira, formando uma linha com o eixo da roda de trás da motocicleta. O garfo das motos Chopper tem uma angulação maior, bem como o seu comprimento e distância entre eixos quando comparadas aos modelos Custom.

O nome Chopper, originado da palavra cortar, é evidente nas motocicletas. Tudo o que não é necessário em uma moto, definitivamente, não está presente em uma moto Chopper. Geralmente não possuem banco para o garupa, alforges ou paralamas dianteiros.

A principal diferença entre os estilos bobber e chopper está no fato de que nas choppers, o quadro pode ser modificado e os garfos são invariavelmente alongados. As choppers também possuem um visual polido, com muitos cromados, ao contrário das bobbers, onde o visual de desgaste é parte do charme da moto.

4 comentários: